Qual é a melhor idade para colocar aparelho? Criança também pode usar? Mesmo em dente de leite? Essas são perguntas bastante comuns no consultório. 

Existem aparelhos para todas as idades e necessidades, inclusive para crianças. Isso porque a infância é o momento ideal para corrigir problemas estruturais antes que a boca se desenvolva completamente.

 

 

Mas, qual o momento certo para a criança começar a usar aparelho?

 

A recomendação da ABOPED (Associação Brasileira de Odontopediatria) é que a primeira visita ao Odontopediatra seja desde o momento do surgimento dos primeiros dentinhos.

Isso porque a partir do nascimento dos primeiros dentes e a partir do momento que a criança encosta os dentes de cima nos de baixo, já é possível diagnosticar desvios ósseos e maloclusões.

A Odontologia evoluiu muito, e hoje tem aparelhos ortodônticos e ortopédicos de todos os tipos e para todas as maloclusões.

Isso fez com que a ortopedia funcional dos maxilares se tornasse mais democrática, sem limites de idade para corrigir a mordida e o sorriso.

O bom da evolução é que hoje a conquista do sorriso perfeito é possível para pessoas de todas as idades.

O tratamento pode começar nos primeiros anos da infância.

Existem alguns aparelhos que ajudam a manter os espaços para que os dentes cresçam alinhados, prevenindo problemas no encaixe da mordida e em outras estruturas da face.

 

 

Os tipos de aparelho

 

Aparelho móvel

De qualquer forma, o aparelho fixo não é a única alternativa de tratamento para crianças.

Um tratamento muito recomendado para crianças é o aparelho ortopédico funcional, móvel, já que este pode ser ajustado ao longo do tempo de acordo com o desenvolvimento e evolução do paciente.

O aparelho ortopédico pode ser utilizado por crianças que ainda não iniciaram a troca de dentição e o tratamento deve ser iniciado a partir do momento que a maloclusão for diagnosticada.

Dessa forma, é possível corrigir e até prevenir problemas na arcada e preparar a boca para receber corretamente os dentes permanentes.

 

Aparelho fixo

É o mais conhecido quando falamos em aparelhos ortodônticos.

Indicado para tratamentos que necessitam de movimentos maiores e/ou controlar melhor o posicionamento dos dentes.

Esse dispositivo preso nos dentes, que move os elementos gradualmente para o correto posicionamento, precisa de maior cuidado com a higiene bucal, uma vez que não pode ser removido.

____________________________________________________________________________________________________

** Artigo desenvolvido com exclusividade para o blog Just Real Moms. Acesse!