Tratamento infantil

Pré natal odontológico

A maternidade habilita a mulher a enxergar o mundo sob outra perspectiva, sob outra óptica, com promessas de boas coisas que ainda estão por vir, o que a torna mais receptiva.

Portanto, a gravidez é um momento imperdível para informar, orientar e sobretudo educar a futura mamãe que irá receber orientações sobre a importância da amamentação natural, uso de chupetas e bicos de mamadeiras, quando for necessário seu uso, além de orientações gerais sobre os primeiros meses de vida de seu filho.

No Pré-Natal Odontológico a mãe também recebe cuidados e orientações sobre sua saúde bucal.

A saúde bucal do bebê depende das condutas de higiene e dieta adotadas pela mãe!

Atendimento ao bebê
(0 a 3 meses)

A primeira visita ao Odontopediatra deve acontecer entre os 6 meses e 1 ano de idade, época em que normalmente o bebê já apresenta seus primeiros dentinhos.

Além da anamnese (histórico) e exame clínico, os pais receberão informações quanto à amamentação, uso adequado da chupeta e mamadeira, se necessários, e alimentação de um modo geral.

Serão orientados de como e quando higienizar a boquinha do bebê, como proceder diante dos sintomas que podem ocorrer pelo nascimento dos dentinhos e o uso adequado das pastas de dente e escovas dentais.

Cuidar da saúde bucal do bebê de forma adequada e colocá-lo em um programa de prevenção vai possibilitar que esta criança faça parte da geração cárie zero e cresça sem medo de ir ao dentista. Venha conhecer o Programa de Prevenção da Clínica Coutinho!

Atendimento à criança
(3 a 10 anos)

O atendimento odontológico infantil demanda uma abordagem diferenciada, lúdica e divertida, tornando este momento agradável e com boas lembranças.

O odontopediatra atua na prevenção e tratamento da cárie dentária, problemas gengivais, hábitos bucais, traumatismos dentários, dieta e higiene bucal da criança.

Além disso, tem o conhecimento sobre as várias etapas do crescimento e desenvolvimento dos arcos dentários da criança, podendo diagnosticar possíveis maloclusões.

No tratamento odontológico infantil o profissional deve estar atento à interdisciplinaridade trabalhando junto com a Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia, Pediatria, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, oferecendo um tratamento integral e individualizado à criança, sempre pensando no seu bem-estar físico, mental e social.

Ortopedia funcional
dos maxilares

Especialidade que diagnostica, previne e trata as maloclusões.

A Ortopedia Funcional enxerga o paciente como um ser total e tem um olhar diferenciado para as funções como mastigação, deglutição, sucção, respiração e fonação.

As maloclusões/alterações no encaixe das arcadas como por exemplo as mordidas cruzadas, profundas e abertas, podem se instalar desde a primeira infância, quando a dentição decídua (de leite) já está completa, por volta dos 3 anos de idade.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o tratamento, melhor será a evolução do caso e sua estabilidade ao longo do crescimento e desenvolvimento.

Através de recursos terapêuticos como os aparelhos ortopédicos funcionais (removíveis), Pistas Diretas Planas e desgastes seletivos, a Ortopedia dá condições aos padrões genéticos de se expressarem de forma mais harmônica e o equilíbrio da boca é alcançado.

Reabilitação neuro-oclusal (RNO)

Trabalha para que a boca realize suas funções de forma equilibrada, como a mastigação por exemplo.

A falta de desenvolvimento da boca e do sistema como um todo por falta de estímulo(preferência por alimentos moles e pastosos e dificuldade em mastigar alimentos duros, secos e fibrosos), o bruxismo(ranger de dentes), as mordidas profundas, cruzadas e abertas, são alguns exemplos que a Reabilitação Neuroclusal trata.

Pistas Diretas Planas
Pista Direta Planas é um recurso técnico feito somente nos dentes decíduos (de leite) com o objetivo de tratar maloclusões na primeira infância (por volta dos 3 anos de idade).

O procedimento consiste em acréscimos de resina fotopolimerizável nos dentes, individualmente, com técnicas apropriadas associadas aos desgastes seletivos.

Com o tratamento das maloclusões, o crescimento e o desenvolvimento esperados para a idade acontecem de forma harmônica e equilibrada, evitando muitas vezes o uso de aparelhos futuros.

Fonoaudiologia

A Fonoaudióloga especialista em Motricidade Orofacial tem como objetivo trabalhar as funções como respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala.

Vale salientar que a presença de hábitos como:

• Chupeta, mamadeira, dentre outros; 
• Respiração bucal;
• Manutenção de uma dieta facilitada com alimentos macios e homogêneos;

Contribuem para o aparecimento do desequilíbrio muscular e funcional.

Assim, a Fonoaudiologia está preocupada com o equilíbrio e a harmonia das principais funções vitais do organismo.