Amamentação é quando o amor e o cuidado transbordam em forma de alimento.

 

A amamentação é um elemento chave na obtenção da  valorização do nosso bem-estar desde o início da vida. O leite materno é o alimento MAIS NATURAL e COMPLETO para o crescimento e desenvolvimento do bebê e deve ser EXCLUSIVO até os 06 meses de vida, momento no qual se pode introduzir a alimentação complementar, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O aleitamento materno durante o primeiro ano de vida é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da criança. 

Amamentar é considerado o mais natural e desejável método de alimentação infantil, no que diz respeito aos aspectos fisiológicos e psicológicos. A amamentação representa o fator inicial do bom desenvolvimento orofacial, favorecendo a obtenção de uma boa oclusão dentária e, consequentemente, a mastigação correta. 

 

Amamentação e os arcos dentários

O seio materno é o “primeiro aparelho ortopédico funcional” da criança, previne possíveis alterações na oclusão/encaixe dos dentes além de estimular o correto posicionamento entre mandíbula e maxila. 

A amamentação é muito importante para o desenvolvimento da arcada dentária do bebê, fazendo com que os primeiros dentes se encaixem de forma adequada.

Além disso, estimula o desenvolvimento dos ossos e músculos da face que, posteriormente, irá refletir em outros movimentos, como a mastigação, fala e a respiração.

A importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da arcada dentária tem como principais funções a mastigação, a deglutição e a fonoarticulação. No ato da sucção na mama, a criança utiliza-se de um esforço que faz com que haja a estimulação de músculos importantes desse sistema.

 

A função da língua na amamentação

A língua é um órgão importantíssimo na amamentação, na mastigação e na fala. No movimento de ordenha da amamentação, o bebê faz os movimentos de abaixamento, extensão, elevação e ondulação da língua. Se o bebê apresenta freio lingual curto ou língua presa, esse movimento fica prejudicado, não sendo feito de forma eficaz. O posicionamento da língua no mamilo fica incorreto, podendo causar lesão e/ou dificuldades para mamar.

Não devemos esquecer que o lábio superior, que também tem o freio labial, é muito importante para a pega correta. Muitas vezes essa situação causa desmame precoce além de causar dor e lesões no mamilo.

A avaliação de problemas com o frênulo lingual ou labial, deve ser feita por um Odontopediatra. Profissionais certificados, como consultores de amamentação tem experiência em diagnosticar, pediatras, fonoaudiólogos com experiência em amamentação também podem fazer essa avaliação. Se você está com dificuldades para amamentar, tem dor e fissura mamilar que não cicatriza, desde o início da amamentação, seu bebê tem dificuldade em ganhar peso, refluxo, cólicas ou gases que você considera além do “normal”, procure ajuda!

 

A importância da “pega” correta

Como orientação para as mães, a forma correta do bebê pegar o peito durante a mamada, é um dos fatores mais importantes para o sucesso da amamentação. Ao pegar o bebê, a mãe deve posicionar a barriga dele junto à sua barriga. A boca do bebê deve estar de frente para o mamilo. A mãe, então, deve aguardar o bebê abrir bem a boca e levá-lo à mama. A ponta do queixo e a ponta do nariz do bebê tocam o tempo todo a mama, com os lábios voltados para fora, o que chamamos de “boca de peixe”.

Para ter certeza que o modo de sucção está correto, a mamãe deve observar se as sugadas são ritmadas e longas. A bochecha do bebê se mantém redonda durante a mamada, o bebê não pode apresentar covinhas e nem fazer barulho como estalo de língua. Se tiver, retire e posicione novamente.

Dessa maneira, a mãe terá tranquilidade de saber que o seu bebê está mamando corretamente e que sua produção de leite está garantida.