Língua presa pode ser um problema. E não somente em relação a fala, mas antes: na amamentação.
A cavidade oral possui um órgão especializado, a língua, composto por grupos musculares que permitem movimentos em diferentes direções e participa ativamente das funções de sucção, deglutição, mastigação e fala. Ao nascimento, a língua apresenta em sua intersecção com o assoalho da boca uma pequena prega de membrana mucosa denominada frênulo da língua ou lingual.
A língua é um órgão importantíssimo na amamentação, na alimentação e na fala. No movimento de ordenha da amamentação, o bebê faz os movimentos de abaixamento, extensão, elevação e ondulação da língua. Com a língua presa, o movimento não pode ser feito de forma eficaz, o posicionamento da língua no mamilo fica incorreto, podendo causar lesão e/ou dificuldades para mamar.
O que é o freio lingual curto (ou língua presa)?
A ANQUILOGLOSSIA (ou língua presa) é o remanescente embriológico de um tecido que fica abaixo da língua, o frênulo lingual, e que não desaparece completamente, deixando a língua literalmente “presa” ao assoalho da boca.
Por que o freio lingual curto atrapalha a amamentação?
Como falamos, ele impede que a língua execute seus movimentos de forma correta e o bebê apresenta dificuldades ao mamar. Lembrando que o lábio superior, que também tem o freio labial, é muito importante para a pega correta. Muitas vezes essa situação causa desmame precoce além de causar dor e lesões no mamilo.
Como saber se seu bebê tem língua presa?
Essa avaliação deve ser feita por um Odontopediatra. Profissionais certificados, como consultores de amamentação tem experiência em diagnosticar, pediatras, fonoaudiólogos com experiência em amamentação também podem fazer essa avaliação. Se você está com dificuldades para amamentar, tem dor e fissura mamilar que não cicatriza, desde o início da amamentação, seu bebê tem dificuldade em ganhar peso, refluxo, cólicas ou gases que você considera além do “normal”, procure ajuda!
O que fazer para corrigir a língua presa?
Existe um procedimento para correção da Anquiloglossia chamado Frenotomia. Consiste num procedimento simples e seguro, no qual é feito um pequeno corte no freio da língua, e a língua fica livre para realizar seus movimentos. Os riscos de complicações são praticamente inexistentes, e muitas vezes o alívio da dor para amamentar, imediato. Pode ser feito por um Odontopediatra habilitado.