Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é uma especialidade com um nome comprido e muitas dúvidas sobre o que ela é realmente.

A primeira consulta de OFM aqui na Clínica Coutinho, com a Dra Lígia Coutinho, é dividida entre uma anamnese detalhada com os pais ou cuidadores e a consulta com o exame clínico e imagens da criança.

Antes de tudo, a Dra Lígia explica a especialidade como um todo, o que a OFM trata, pois essa dúvida é muito recorrente.

A maioria das pessoas não sabe que a Ortopedia Funcional dos Maxilares diagnostica e trata as maluclusões, que o tratamento pode iniciar por volta dos 3 anos de idade da criança e as diversas linhas terapêuticas em OFM para guiar o crescimento e desenvolvimento desse paciente.

 

ANAMNESE NA ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

Os principais pontos da anamnese da Dra. Lígia Coutinho são:

– Respiração: como essa criança respira? Pelo nariz? Pela boca? Quais as consequências se a resposta é pela boca?
– Mastigação: mastiga alimentos consistentes ou devolve no prato? Mastiga bem antes de engolir? É muito rápida ou muito lenta?
– Fala: faz alguma troca fonêmica? Língua presa?
– Deglutição: como a criança engole. Qual a posição da língua dentro da boca no momento dessa função?
– Sono: range os dentes durante o sono? Dorme tranquilo? Dorme de boca aberta, ronca?
– Rotina: como é o dia a dia dessa criança? O que ela faz? Quanto tempo fica na escola, quais as atividades?

Após essas perguntas, chegou a hora de examinar a criança na cadeira do Ortopedista Funcional dos Maxilares, que é igual uma cadeira de dentista.

Nesse momento, é realizada uma avaliação através de exames e fotografias. A partir das imagens, a Dra Lígia faz o diagnóstico de qual maloclusão a criança tem (caso ela tenha) e possíveis tratamentos para o problema.

Muitas vezes é necessário solicitar alguns exames como a radiografia panorâmica, para definir o tratamento mais adequado: desgastes seletivos e pistas diretas Planas ou aparelho ortopédico funcional que é sempre removível.

Na Clínica Coutinho pensamos sempre na saúde integral da criança. Assim, todas elas merecem um olhar diferenciado de um Ortopedista Funcional dos Maxilares!