O Agosto Dourado chegou! Temos um mês inteiro dedicado à promoção do aleitamento materno, considerado alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa semana foi o ponto de partida para a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021 (SMAM), ou World Breastfeeding Week 2021 (WBW 2021).
Neste ano, a semana especial terá o tema “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”; e se concentrará em promover como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos no mundo.
Agosto Dourado 2021
O aleitamento materno é um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido. Durante todo o mês de agosto devemos lembrar de que proteger a amamentação é uma responsabilidade compartilhada. Para todos nós, é hora de informar, engajar-se e articular ações com o objetivo de proteger e apoiar o aleitamento materno. Isso ajudará a garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias.
Os objetivos traçados para o AGOSTO DOURADO 2021 são:
– Informar pessoas sobre a importância de proteger a amamentação;
– Apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública;
– Articular-se com indivíduos e organizações para maior impacto;
– Potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.
A campanha deste ano ainda terá foco especial com relação à pandemia de covid-19, pois o aleitamento materno tem sido afetado de forma positiva e negativa neste período. Devido aos bloqueios e restrições de movimento em quase todo o mundo, os pais tiveram mais tempo de estar em casa e se concentrar em cuidar e nutrir seus bebês. Por outro lado, a separação de mães e bebês devido aos riscos percebidos de transmissão do coronavírus, tem sido ainda equivocadamente praticada em vários países. A OMS recomenda manter mãe e bebê juntos, porque o aleitamento materno não é apenas seguro, mas também previne a mortalidade neonatal. O impacto da separação no início e continuidade do aleitamento materno pode ser devastador e irrecuperável.
Amamentação e Desenvolvimento da Arcada Dentária
O ato de sugar o leite é muito importante para o desenvolvimento da dentição do bebê, fazendo com que os rebordos gengivais superior e inferior se relacionem de forma adequada. Além disso, a sucção ao mamar estimula o desenvolvimento dos ossos e músculos da face, promovendo maior flexibilidade na articulação, que posteriormente irá refletir em outros movimentos, como a fala e a respiração.
Pegar o seio de maneira correta é muito importante em todo o processo da amamentação. A boca do bebê deve estar de frente para o mamilo, a ponta de queixo e a ponta do nariz tocando o tempo todo a mama, com os lábios voltados para fora, o que chamamos de “boca de peixe”. Para ter certeza que o modo de sucção vai bem, a mamãe deve observar se as sugadas são ritmadas, longas, profundas e se a bochecha do bebê se mantém redonda. Durante a mamada o bebê não pode estar com covinhas e nem fazer barulho como estalo de língua, se tiver, retire e posicione novamente.
Os Benefícios do Aleitamento Materno
O leite materno possui anticorpos que dão imunidade para a criança contra doenças, protegendo-as até que seu sistema imunológico esteja totalmente desenvolvido;
– Por ser facilmente digerido, evita que a criança tenha diarreia ou prisão de ventre;
– Além do bebê, a mãe também tem benefícios do aleitamento. Além de queimar muitas calorias, alivia o estresse e protege de doenças como a osteoporose.
Não menos importante é o vínculo afetivo entre mãe e bebê através do contato pele a pele, olhares e afagos.
A superioridade nutricional do leite materno é indiscutível. É o melhor alimento para o bom crescimento e desenvolvimento da criança. Proporciona proteção contra infecções e alergias, como também, estimula o bom funcionamento do sistema imunológico e a maturação dos aparelhos digestivo e neurológico.
Cuidados para amamentação
As futuras mamães devem ter alguns cuidados com a mama, iniciados ainda na gestação: banho de sol, de cinco minutos ao dia, uso de cremes específicos para prevenir lesões causadas pela amamentação e nos casos de mamilos pouco profusos, a utilização de concha protetora de silicone.
Na prática
Com o bebê no colo, as dificuldades aparecem. Qual a melhor posição? Será que a pega está correta? O tempo da mamada é suficiente? O leite é fraco? A amamentação requer tranquilidade, eleger um lugar calmo que permita que mãe e bebê estejam aconchegados é o primeiro passo para o sucesso.
Não menos importante são os acessórios que vão compor esse cenário e facilitar a amamentação, como poltrona confortável, apoio para o braço e pés e almofadas especiais. Atenção redobrada deve ser no posicionamento da mão e do bebê:
O bebê deve estar inclinado em relação ao corpo da mãe, barriga com barriga.
Outra grande preocupação é: será que meu leite sustenta o bebê? Não existe leite materno mais fraco ou mais forte, cada mãe produz o leite na composição adequada para seu filho. O que acontece são três tipos de alterações até seu estabelecimento:
1ª – COLOSTRO: espesso e amarelado tem em sua composição proteína e sais minerais, ideal para adquirir imunidade e proteger de infecções;
2ª – LEITE DE TRANSIÇÃO: volume maior, cerca de 30ml por mamada, e cor de manteiga;
3ª – LEITE MADURO: fino e azulado, é rico em proteínas, gordura e açúcar, e tem o objetivo de satisfazer o recém-nascido, nutrir e colaborar para o ganho de peso.
A ILCA (International Lactation Consultant Association) tem como parceiras organizações em todo o mundo – incluindo a UNICEF e OMS- para promover o papel que a amamentação tem na vida da mãe e dos bebês.
Você tem dúvidas ou temores em relação ao aleitamento materno? Procure uma consultora em aleitamento materno.
O aleitamento materno fornece todos os nutrientes necessários, aumenta a proteção fisiológica e desenvolve estruturas ósseas, psicológicas e neurológicas. O mês de agosto tornou-se simbólico na promoção do aleitamento materno, no Brasil e no mundo, com o AGOSTO DOURADO.
A Clínica Coutinho é amiga, apoia e incentiva o aleitamento materno.