Dor de dente em criança pode significar que algumas complicações estão afetando a saúde bucal, como cárie, fratura dentária, problemas na gengiva e até bruxismo.
Muitas vezes as crianças choram e não sabem expressar direito o motivo.
Comportamentos como mão perto da boca constantemente, falta de apetite ou recusa em mastigar, podem indicar algum incômodo, e é sempre bom consultar um Odontopediatra para um diagnóstico seguro.
Mas o que pode ser a dor de dente em crianças?
Cárie precoce na infância
Os dentinhos do meu bebê acabaram de nascer! Como é possível já ter cárie?
Um dos problemas dentários mais comuns em todo o planeta, a cárie pode atingir pessoas de qualquer idade. Infelizmente, os pequenos não estão livres disso.
Ela acomete os dentinhos de leite e está relacionada à ingestão de alimentos com alto teor de açúcar e a falta da escovação, especialmente durante a noite.
Bebês que chegam a este grau devem receber o quanto antes o atendimento de um Odontopediatra para não prejudicar ainda mais a sua saúde e não comprometer a sua dentição.
Dor de dente de leite também dói!
Dentes de leite também precisam de atenção e doem tanto quanto dentes permanentes. Não é só a cárie que pode causar a dor de dente, mas também a erosão, o acúmulo de biofilme que causa gengivite, fratura no dente, comprometimento pulpar precisando de tratamento de canal ou até por episódios de bruxismo.
É muito importante observar como essa dor é relatada pela criança, por isso, um Odontopediatra é o especialista mais indicado, pois através da ANAMNESE já é possível ter pistas para avaliar as potenciais causas da dor. Além disso, exames radiográficos devem ser solicitados sempre que necessário para confirmar o diagnóstico. Sem contar que o Odontopediatra é quem vai indicar o direcionamento do melhor tratamento.
Dor não é normal
Sentir dor nunca pode ser considerado normal. Nunca devemos negligenciar o relato de dor e assim que a criança se queixar, deve-se buscar um Odontopediatra, principalmente nos casos de traumas ou abcessos, pois a dor é justamente um mecanismo do corpo para indicar que algo está errado e precisa de intervenção, seja com instruções de higiene ou dieta, prescrição de medicamento, tratamento endodôntico, restaurações, dentre outras formas, que só um profissional habilitado poderá indicar.
Formas de prevenção
Para algumas situações existem formas de prevenção, geralmente relacionadas à higiene, dieta e consultas regulares ao dentista. Já nos casos de dores ligadas à traumas, a partir de quedas, tombos, acidentes, a prevenção está no uso de equipamentos de proteção individual, como capacetes e protetores bucais e uso de sapatos adequados quando a criança está aprendendo a andar.
Outra dica importante é a supervisão de um adulto durante as atividades dos pequenos, pois, muitas vezes, por um pequeno descuido, acidentes acontecem e podem ser bem traumáticos. Evite essas situações! Em caso de acidentes, não hesite em procurar um Odontopediatra.