O Odontopediatra é o profissional que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; a educação para a saúde bucal, bem como as boas práticas de higiene e escovação correta. A Odontopediatria é a especialidade que  também está apta para realizar a integração desses procedimentos com as outras áreas da saúde; e avaliar a saúde bucal intrauterina, ou seja, mesmo antes do nascimento do bebê.

Por volta dos 6 meses de idade do bebê, geralmente, nascem os primeiros dentinhos.  E isso pode trazer um certo incômodo para os pequenos. Um Odontopediatra poderá orientar os pais ou cuidadores em como lidar com essa fase da melhor maneira e iniciar os cuidados com a saúde bucal, com foco sempre na PREVENÇÃO.

Pré-Natal Odontológico: O Odontopediatra nos cuidados intrauterinos

O pré-natal odontológico é um acompanhamento que visa orientar as gestantes sobre os cuidados com a própria saúde bucal. O Odontopediatra pode ajudar as grávidas nesse período, onde a prevenção é importante para evitar cáries, infecções e até extração dentária. Nessa visita da gestante ao consultório, também são passadas orientações para os primeiros meses do bebê em relação ao aleitamento materno, higiene da boquinha e dúvidas sobre a vinda dos primeiros dentes.

Durante a gestação ocorrem alterações hormonais que impactam na saúde bucal da mãe. Entre as mudanças percebidas estão a sensibilidade da gengiva e o aumento da vascularização em toda mucosa bucal. O principal problema que pode ocorrer nessa fase é a gengivite gravídica. Devido às alterações hormonais da gestação, a futura mamãe pode estar propensa à sensibilidade na gengiva e inflamações. Caso essa inflamação evolua, pode causar uma periodontite ou um caso mais grave de gengivite, que pode afetar diretamente o bebê. As bactérias presentes no quadro de gengivite, através da circulação sanguínea (placenta, cordão umbilical), podem ser transmitidas para o bebê e causar graves danos, como infecções respiratórias. Gestantes com quadro de periodontite podem gerar bebês com baixo peso e prematuros.

A primeira consulta

odntopediatra

“Quando devo levar meu filho ao Odontopediatra?”
Essa é, sem dúvida, uma das perguntas que os dentistas dos pequenos mais escutam no consultório e fora dele.
Profissionais da área, órgãos reguladores e muitos Pediatras recomendam que a primeira consulta das crianças ocorra logo nos primeiros meses da vida. O ideal é que essa visita ao odontopediatra aconteça entre seis meses e o primeiro aniversário do bebê. PRIMEIRO DENTE = PRIMEIRA VISITA.

É muito comum dúvidas aparecerem quando o assunto é a saúde bucal, principalmente quando se trata das crianças. É importante que se comece desde cedo com a higiene dental infantil como forma de prevenção de possíveis problemas causados por falta de cuidados, como por exemplo, a cárie. Além do mais, é feita uma anamnese completa para entender desde o parto até aquele presente momento da criança, tratando cada uma de forma integral. A primeira consulta no momento oportuno também pode diagnosticar problemas de oclusão e tratá-los antes mesmo da troca dos dentes. Por isso que a ida ao dentista é tão importante desde a primeira fase da dentição infantil.

** Artigo desenvolvido com exclusividade para o blog Just Real Moms. Acesse!