A cárie é uma DOENÇA, dependente da presença do AÇÚCAR e do BIOFILME (placa bacteriana = decomposição de alimentos + microorganismos) para acontecer. É formada pelo acúmulo de restos de alimentos, que entram em ação junto às bactérias já existentes em nossa boca e produzem ácidos que vão desgastando o esmalte dos dentes e penetrando nas camadas mais profundas.

O termo “cárie” é usado de forma popular para definir as lesões causadas por esse processo.
Alimentos ricos em glicose, ou seja, açúcares e amido, como doces, sucos, refrigerantes, bolachas, entre outros, são os maiores responsáveis pelas lesões de cárie, principalmente as CORONÁRIAS, tipo mais comum de cárie entre crianças e adolescentes, e que se forma na parte superior dos dentes, onde ocorre a mastigação.

Prevenção é a melhor solução contra a cárie

A melhor maneira de evitar o surgimento de cáries é com prevenção. Por isso, a importância de incentivar precocemente os cuidados com a higiene bucal e a visita ao Odontopediatra assim que nascerem os primeiros dentes.

Os dentes de leite começam a aparecer por volta dos seis meses e os permanentes a partir dos 6 anos, geralmente. Cuidar dos dentes de leite é muito importante para evitar possíveis cáries e a criança realize uma transição correta e saudável para a dentição permanente.

Há formas preventivas imediatas de impedir o surgimento da cárie, que são:

• Controle do tipo e da frequência do consumo de açúcares;
  • Escovação adequada com pasta fluoretada em concentração indicada;
  • Visitas periódicas ao Odontopediatra;

É muito importante que os papais, mamães ou cuidadores entendam que o tratamento da cárie vai além de realizar a restauração do dente acometido pela doença. É necessário e determinante que ocorram mudanças de comportamento e de hábitos na vida da criança e da família, para que a cárie não volte a se manifestar.

Incentive os pequenos a escovar os dentes, ao menos, três vezes ao dia e também sempre depois das refeições.

O flúor também é um aliado no combate à cárie

Um importante inimigo da cárie é o flúor. Ele neutraliza as bactérias da nossa boca e cria uma camada que evita a ação dos ácidos sob o esmalte dos dentes. O flúor é uma substância essencial para a saúde bucal por atuar na prevenção e no combate à cárie. Presente nos cremes dentais e na água tratada que abastece a maioria das cidades do Brasil, ele traz diversos benefícios como o fortalecimento do esmalte dos dentes, dificultando sua desmineralização e aumento da resistência de dentes com defeitos de esmalte.

cárieCárie precoce ou de mamadeira

Cárie de Acometimento Precoce ou Precoce da Infância, popularmente conhecida como “cárie de mamadeira”, é uma doença que se manifesta através da presença de uma ou mais lesões de cárie nos dentes decíduos (de leite) em crianças  de até 5 anos de idade.

É um assunto bastante comum no consultório do Odontopediatra. Até bebês podem apresentar lesões de cárie e está diretamente relacionada com a ingestão de açúcares e a má higienização.

Uma das principais características deste tipo de cárie é que ela aparece e se desenvolve rapidamente, causando forte impacto na qualidade de vida da criança e, consequentemente, da família, pois geralmente está associada a dor e fortes incômodos, prejudicando também as funções e a estética oral.

Existem vários fatores que predispõem à doença, mas a principal causa está relacionada ao uso de mamadeiras ou ingestão de líquidos açucarados, ingeridos especialmente à noite, onde as crianças acabam adormecendo ou mamam de madrugada, sem que seja realizada a higiene bucal necessária.

A introdução do açúcar na dieta do bebê, contraindicado até os dois anos de idade, também é fator crucial para o seu aparecimento. Além disso, a falta ou higiene mal feita durante o dia, também acelera esse  processo.

A melhor forma de evitá-la é antes mesmo do bebê nascer, através de educação em saúde, prestando orientações específicas às gestantes durante o Pré-natal Odontológico.

Tenha uma Odontopediatra para chamar de sua

Já explicamos aqui no blog que o ideal é que o bebê faça sua primeira consulta com o Odontopediatra antes mesmo dos primeiros dentinhos aparecerem, para que possa assim, receber o melhor benefício que existe quando falamos de saúde: a prevenção.

A Odontopediatra vai orientar os pais ou cuidadores sobre hábitos, dieta, controle inteligente do açúcar após os 2 anos e mostrar a necessidade da escovação com pasta fluoretada na prescrição correta.

Somente este profissional poderá diagnosticar com precisão se uma criança tem cárie ou não. Além disso, ele também poderá optar pela aplicação de flúor e selantes em consultório para reforçar o esmalte dos dentes e blindar seus filhos dessa doença.