O flúor é um mineral natural essencial e necessário para prevenir a cárie, em todas as fases da nossa vida. Do nascimento do primeiro dente até a terceira idade.
O flúor pode ser adicionado a uma série de produtos: cremes dentais, soluções líquidas e na água de abastecimento.
A cárie é uma doença controlável e passível de prevenção quando medidas preventivas são tomadas constantemente. O flúor é uma dessas medidas, pois é um dos métodos mais empregados na prevenção da cárie.
Estudos epidemiológicos realizados no Brasil comprovaram o aumento da incidência de LESÕES DE CÁRIE em crianças brasileiras. A recomendação segura dos principais órgãos de saúde é o uso da pasta de dentes com flúor a partir do nascimento dos primeiros dentes.
Como é a atuação do flúor em relação à cárie?
Higienização inadequada e alto consumo de açúcares podem resultar em um pH bucal mais ácido e com certeza mais suscetível a desmineralização do esmalte. É aqui que o flúor irá atuar com a função de deixar a camada do dente mais resistentes ao microrganismos.
A atuação do flúor no processo da cárie consiste em duas maneiras:
- PREVENTIVO – Se ele estiver diariamente presente, prevenindo o dente da DESMINERALIZAÇÃO (perda de minerais pelo dente), que é causada por ácidos produzidos após ingestão de açúcares;
- TERAPÊUTICO – Se os dentes já estão desmineralizados (perda) o flúor atua nessas áreas desmineralizadas, reforçando o esmalte em um processo denominado REMINERALIZAÇÃO.
Como mencionado acima, a pasta de dente com flúor é indicada já a partir do primeiro dente do bebê. Como qualquer outro medicamento, deve ser utilizado na concentração adequada e prescrição CORRETA (frequência, quantidade na escova), de preferência sob orientação de um Odontopediatra.
Qualquer situação em excesso não é legal
Como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio. O exagero e o excesso de flúor não é saudável para as crianças.
Quando as crianças consomem aquelas pastas de dentes que possuem uma maior quantidade do elemento necessário, muito provavelmente isso acarretará em problemas bucais.
O excesso de flúor para crianças pode gerar sérias complicações como intoxicação ou provocar uma pigmentação não desejada nos dentes.
Por isso é tão importante seguir as recomendações do Odontopediatra. Ele é o profissional mais indicado para orientar sobre o uso, quantidade e tratamento, quando necessário.
Flúor no consultório?
A aplicação de flúor pode ser realizada no consultório
O uso dele para crianças é permitido somente através da aplicação da pasta de dente no momento da escovação.
Caso a indicação seja a aplicação em outra situação, é necessário o acompanhamento do Odontopediatra em consultório, pois apenas esse profissional especializado irá orientar de que forma essa aplicação poderá ser feita.
Isto é protocolo baseado em evidências científicas, recomendado pelas entidades que regem a saúde bucal e geral no mundo inteiro. A escolha do creme dental deve ser baseada somente na indicação do Odontopediatra, evitando “produtos da moda”.