Você sabe o que é um scanner intraoral? Scanners intraorais são dispositivos que capturam impressões ópticas e imagens diretas no consultório odontológico. Semelhante a outros scanners tridimensionais (3D), eles projetam uma fonte de luz sobre o objeto a ser digitalizado, neste caso, as arcadas dentárias.

A era digital tem trazido novos processos de trabalho e a tecnologia facilita o dia a dia dentro da clínica, substituindo processos manuais, causando menos desconforto para o paciente, com o fim dos moldes de gesso e deixando tudo mais produtivo e rápido. 

 

Scanner: uma novidade nem tão nova assim

Os scanners digitais têm sido utilizados na Odontologia desde 1998, mas somente nos últimos 3 anos as impressões digitais ou escaneamentos 3D estão mais acessíveis. 

Inicialmente, os scanners eram utilizados ​para dentes individuais, ou um conjunto de 3 ou 4 dentes. Atualmente, é realizada uma varredura total dos arcos dentários, mordida e posição dos dentes, com muito mais precisão. 

 

 

O que é um SCANNER INTRAORAL? 

É um equipamento que faz o escaneamento da boca do paciente em alguns minutos. Com imagens precisas, a visualização digital da oclusão é instantânea. O resultado é usado em todo o planejamento do tratamento. E isso acontece através da integração do scanner com softwares desenvolvidos para esse fim.

Um simulador permite que o paciente visualize a projeção da correção do sorriso. Isso significa antecipar a expectativa final do tratamento, com imagens em 3D.

 

 

As vantagens do equipamento

Como em qualquer outra área, a tecnologia se desenvolve com o objetivo de melhorar a eficiência e segurança de produtos e serviços. O tempo e a precisão são considerados de extrema importância para um tratamento odontológico.

Por isso, um equipamento como esse é um diferencial, além da agilidade e precisão no diagnóstico. O scanner intraoral dispensa a moldagem tradicional para início do tratamento e dá o panorama completo da boca do paciente sem dor ou qualquer desconforto.

Visualizar instantaneamente em 3D as imagens da boca do paciente e simular os resultados, é algo dinâmico e interessante, tanto para o dentista, quanto para o paciente. 

 

 

Scanner intraoral na prática

Com as imagens em 3D dos dentes e da oclusão do paciente, traçamos um plano de tratamento personalizado, que atenda às necessidades e expectativas do paciente. 

Também podemos usar as imagens ou impressões do scanner para mostrar visualmente as opções de tratamento e nos ajudar a manter o paciente atualizado sobre o seu progresso.

Os principais benefícios do scanner intraoral são: 

  • Precisão:  Capturam os contornos exatos dos seus dentes e arcadas;
  • Eficiência:  Requer menos tempo na cadeira de tratamento;
  • Conforto:  Tirar as imagens digitais é menos invasivo. Nenhuma massa é usada e os pacientes ficam mais à vontade;
  • Personalização:  Fornecem um plano digital e permitem bandejas sob medida para atender às necessidades e desejos individuais de cada paciente;
  • Visualização:  Eles fornecem a cada paciente uma imagem definida de como serão seus dentes antes, durante e após o tratamento ortodôntico;
  • Inovação:  Eles usam as mais avançadas tecnologias de vídeo 3D;

Outra vantagem é que o paciente visualiza todo o processo, ainda na cadeira, facilitando a comunicação e resultando em decisões mais claras.

Por meio da câmera intraoral integrada, esse scanner examina a estrutura interna de um dente em tempo real, auxiliando na detecção e monitoramento de cáries interproximais acima da gengiva, sem exposição à radiação, garantindo tratamentos cada vez melhores.

Além de confortável, o exame é rápido e muito seguro. Em apenas 60 segundos, é feito o escaneamento completo dos dentes e de toda a estrutura óssea, assim como a digitalização precisa das imagens interativas e de alta qualidade.

O scanner intraoral apresenta recursos avançados de visualização, portanto, todo o planejamento é feito de maneira 100% digital.

Saiba mais sobre fluxo digital e scanner intraoral. Converse com o seu dentista!