A sedação por óxido nitroso (ou sedação consciente) consiste na inalação de um gás analgésico, cujo objetivo é reduzir a ansiedade e a sensibilidade no momento do tratamento. Provoca ainda uma leve perda de noção de tempo, o que contribui para um atendimento mais tranquilo e agradável.
A técnica, que permite ser realizada no consultório de cirurgiões-dentistas habilitados por meio de treinamento específico, é feita com o uso de um aparelho que mistura oxigênio com o óxido nitroso na quantidade exata de cada componente, permitindo que o paciente seja monitorado durante todo o procedimento.
Durante a sedação, o paciente permanece com um grau de depressão mínima da consciência, mantendo a respiração espontânea, contínua, e ainda respondendo apropriadamente a estímulos físicos.

 

Qual a diferença dessa sedação para outros tipos de anestesia?

A diferença básica da sedação com óxido nitroso e a anestesia geral, por exemplo, é que a última sempre deve ser realizada em ambiente hospitalar.
Outra vantagem desta analgesia relativa é a rápida reversibilidade da sedação, ao contrário de medicamentos ansiolíticos que têm ação prolongada.
Ao terminar o procedimento administra-se oxigênio puro por 5 minutos, tempo suficiente para que o óxido nitroso seja eliminado dos pulmões e da corrente sanguínea.
O paciente pode ter alta em seguida com todos os seus reflexos normais restaurados.
É muito importante frisar que esta técnica deve ser sempre complementada por anestesia local, pois o princípio da analgesia é diminuir a sensibilidade à dor e relaxar o paciente.
O cirurgião-dentista receberá as informações adequadas durante a anamnese e avaliará clinicamente se há indicações indicação ou não do uso do óxido nitroso.

Confira no Instagram da Clínica Coutinho um post da Dra Carolina Prata sobre esse tipo de sedação consciente.