Defeitos de Desenvolvimento do Esmalte (DDE) são condições que afetam a qualidade e a estrutura do esmalte dos dentes. Ocorrem em qualquer idade, mas são mais comuns em crianças.

Podem ser localizados afetando um único ou múltiplos dentes, em grau variável, tanto na dentição decídua como na permanente.

A importância do esmalte para a saúde do dente

DDE são problemas que afetam o esmalte. O esmalte é a camada mais externa e é responsável por proteger os dentes. Quando o esmalte não se desenvolve corretamente, os dentes ficam mais sensíveis a danos e cáries.

Pode ser causado ​​por vários fatores, incluindo fatores genéticos, traumas e doenças. Por exemplo, a Síndrome de Amelogênese Imperfeita (SAI) é uma condição genética que afeta o desenvolvimento do esmalte dos dentes. A infecção por citomegalovírus (CMV) também pode causar DDE, especialmente em crianças.

Fatores ambientais também podem ser a causa de DDE, como a exposição a produtos químicos tóxicos, como o excesso de flúor e o alumínio, e a falta de vitamina D. A falta de vitamina D, entre outros problemas,  pode levar à hipocalcificação do esmalte.

DDE nos dentes decíduos

O esmalte na dentição decídua surge por volta da sexta semana de vida intrauterina (amelogênese). Os defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário (DDE) são uma anomalia da estrutura do esmalte, resultando em um esmalte defeituoso, podendo estar relacionada às intercorrências nutricionais durante a gestação (deficiência de vitaminas, cálcio e fósforo), afetando o processo de mineralização e desenvolvimento durante a amelogênese. Os defeitos do esmalte dentário podem levar a outros problemas, como aumento da sensibilidade à dor, o risco à cárie e fraturas, impactando a estética bucal e a qualidade de vida das crianças acometidas.

DDE nos dentes permanentes

Algumas doenças na infância podem causar defeito no desenvolvimento do esmalte dos dentes (DDE), incluindo:

• Fluorose: exposição excessiva ao flúor durante a formação dos dentes.
  • Síndrome de hipoplasia amelogênica: esta condição rara afeta a produção do esmalte durante a formação dos dentes e pode causar manchas, fraturas e problemas no desenvolvimento do esmalte.
  • Doenças genéticas: algumas condições genéticas, como a Síndrome de Down e outras.
  • Doenças sistêmicas: como o raquitismo, hipotireoidismo e a fenilcetonúria.
  • Infecções: Infecções graves, como meningite, podem interferir na formação do esmalte.

Tipos de DDE

Existem vários tipos de DDE, sendo as mais comuns incluindo hipoplasia e hipocalcificação.

A hipoplasia do esmalte ocorre quando a camada de esmalte é fina e frágil e o esmalte não é produzido corretamente, originado em dentes sensíveis e facilmente danificados.

A hipocalcificação do esmalte ocorre quando o esmalte não contém a quantidade adequada de cálcio e fosfato, resultando em dentes quebradiços e com manchas.

Os sinais e sintomas dos DDE incluem manchas brancas ou marrons nos dentes, sensibilidade dental, fraturas no esmalte e cáries. Em casos graves, os dentes podem ser malformados ou até mesmo não crescer.

Tratamento

O tratamento dos DDE varia de acordo com a causa e a gravidade da condição. Em casos leves, o tratamento pode incluir a remoção de manchas com um polimento dental ou aplicações tópicas de flúor. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar restaurações para proteção do remanescente dentário e tratamentos de canal.

É importante notar que os DDE podem ser prevenidos, em grande parte, através de uma boa higiene bucal e uma dieta balanceada, bem como evitar a exposição a substâncias tóxicas. Os pequenos devem ser orientados desde cedo sobre a importância da escovação e uso do fio dental, além de serem incentivados a ter uma alimentação saudável rica em cálcio e vitamina D.

A melhor atitude que papais e mamães podem ter diante de qualquer dúvida, problema ou desconforto em saúde bucal é consultar o Odontopediatra. Esse profissional irá orientar e dar dicas de cuidados e prevenção, para que seu filho faça parte da geração cárie zero.