Estomatite infantil ou estomatite herpética primária é uma infecção viral muito comum, que acomete pacientes das mais variadas faixas etárias, entretanto ocorre com mais frequência em bebês e crianças de 1 a 5 anos, quando  ingressam nas escolas, apresentam baixa imunidade ou estão sob forte estresse.

O primeiro episódio desta infecção viral é sempre pior e depois o vírus fica alojado até uma nova diminuição da imunidade para se manifestar. Essas lesões são muito dolorosas em toda a boca, podendo se espalhar até a garganta.

É caracterizada por muitas feridas bucais, febre e mal-estar, que impossibilitam a criança de se alimentar, pela dificuldade de mastigar e engolir e apresentam múltiplas feridas bucais, na língua e garganta.

Se você notar o aparecimento da estomatite infantil em um desses lugares na boca do seu filho, o recomendado é procurar  imediatamente um Odontopediatra para evitar a proliferação e aumento do desconforto.

Laserterapia no tratamento da estomatite

estomatite

O laser é um grande aliado na hora que a criança  está sem se alimentar por conta das dores causadas pela estomatite.

Um dos tratamentos da estomatite infantil e o mais adequado é o laser de baixa potência, pois promove efeitos fotobio modulatórios. Diferente de um tratamento convencional, os resultados são mais rápidos, as crianças aceitam muito bem, pois é uma luz vermelha atrativa para elas e não dói.

O laser tem potencial analgésico imediato e a curto prazo acelera a cicatrização das lesões. Sem nenhum barulho que possa assustar os pequenos, é tranquilo para a criança e o alívio vem muito rápido. Os resultados já podem ser observados nas primeiras horas após a laserterapia.

Logo no início dos sintomas, as aplicações de laser fazem com que a estomatite seja bem menos sofrida para os pequenos.

Mas se o seu filho já está com lesões na boca há alguns dias, sem conseguir se alimentar adequadamente ou escovar os dentes,  não se desespere! O laser também vai ajudar a promover a analgesia necessária para que ele se alimente. Além disso, vai acelerar a reparação tecidual e cicatrização das lesões,  diminuindo o curso da doença e aliviando os sintomas.

Junto ao laser são passadas as orientações adicionais como cuidados com a higiene bucal, dieta e ingestão de líquidos, para que a infecção não se agrave.

O ideal é ter um acompanhamento e tratamento da criança o quanto antes para que a saúde se restabeleça.

Não esqueça! O diagnóstico precoce dessas doenças é sempre a melhor solução. Procure um odontopediatra especializado, que realizará uma avaliação, diagnóstico e o melhor planejamento para a Laserterapia, que é sem dúvida, o melhor tratamento para o seu filho(a).