Mocinho! O mordedor ajuda muito nos sintomas dos dentinhos que começam a nascer. 

 

Os bebês começam a ter as primeiras erupções dos dentinhos por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Com isso, poderão ocorrer alguns sintomas, como coceira e abaulamento da gengiva, aumento da salivação, estado febril, e até diarreia.

Essas manifestações orgânicas causam irritabilidade, diminuição do apetite, incômodo (dor) e inflamação da gengiva. Para ajudar a melhorar esse desconforto, os papais, mamães e/ou cuidadores devem oferecer ao bebê alimentos mais duros e mordedores para massagear a gengiva.

 

 

Mordedores e hábitos de sucção

A partir do 3º ou 4º mês do bebê, mordedores planos, limpos e seguros, ajudam a distrair o bebê para evitar a procura pela sucção de dedo ou chupeta.

Com a erupção dos dentes, a gengiva coça e dói, causando grande incômodo. Neste caso, os mordedores são muito úteis, substituem as mãos e, consequentemente, a sucção do dedo nos hábitos bucais. Ofereça mordedores, preferencialmente os tipos que podem ser colocados na geladeira pois a temperatura fria ajuda nessa hora. O alívio que o mordedor traz, fará os pequenos esquecerem o dedo. 

 

 

O mordedor e os dentes decíduos 

Os mordedores foram criados para aliviar o desconforto que os bebês sentem durante a erupção dos dentinhos de leite. O incômodo na gengiva é resultado de um aumento da vascularização no local, cuja duração varia de 2 a 3 dias, podendo chegar a 10 dias.

Tal processo poderá ser bastante incômodo para a criança que apresente a gengiva inchada e sensível ao toque. Com o desconforto, eles acabam mordendo dedos, objetos e até mesmo os lábios. Os mordedores, de diferentes formas e tamanhos, dão aos pequenos um lugar para atenuar a dor e, ao mesmo tempo, praticar a mordida.

 

 

Qual o melhor modelo? 

Os modelos variam de tamanho, cor e figura. Existem opções de bichinhos, personagens infantis e também os clássicos geométricos. Mas os odontopediatras costumam recomendar os mordedores gelados que têm água no seu interior, pois evita a ingestão de gel em caso de perfuração do mordedor. Como mencionamos acima, para o mordedor ficar geladinho, coloque na geladeira por 5 minutos e não coloque no freezer ou congelador,  pois o uso desses objetos congelados pode causar queimaduras no rosto e boca da criança. 

 

 

Limpando os mordedores

Mordedores também precisam ser limpos, assim como nossos dentes. Como é um objeto que constantemente entra em contato com a boca dos pequenos, a limpeza deve ser feita diariamente e após cada uso. Recomenda-se o uso de sabão ou detergente neutro com uma escova macia, utilizada exclusivamente para essa finalidade, enxague bastante em água corrente. Em seguida, promova a secagem com um pano limpo e seco e acondicionado em recipiente higienizado. 

 

 

Não esqueça de sempre procurar um Odontopediatra. Ele irá acompanhar todo o crescimento e desenvolvimento das diferentes partes da boca e da saúde integral das crianças.