A Sedação Consciente é uma técnica não invasiva que induz um estado de depressão mínimo de consciência, com óxido nitroso, e permite reduzir o medo e os sintomas de ansiedade no paciente, sem afetar a habilidade de respirar e responder a estímulos ou comandos verbais. Não é uma anestesia geral! O paciente mantém seus reflexos durante todo procedimento. 

 

 

Quem pode ser sedado?

 

Qualquer paciente pode ser submetido à Sedação Consciente, que é indicado aos mais ansiosos ou com traumas anteriores, ou, ainda, aquelas pessoas que estão em tratamentos prolongados. Muitos pacientes têm reflexo de vômito, algo que pode ser reduzido se o paciente estiver num estado de sedação consciente.

Além do pós-operatório ser mais tranquilo e menos doloroso, a técnica da Sedação Consciente pode ser usada para os implantes dentários, reabilitação oral, estética, endodontia, extração do dente do siso e outros procedimentos. 

A técnica é, inclusive, extremamente segura para as crianças, podendo também ser utilizada em pacientes com necessidades especiais. 

 

 

Óxido Nitroso tem cheiro?

 

Por ser uma sedação, na maioria das vezes, inalatória, muitos pacientes têm dúvidas se o gás tem cheiro. Quando a sedação é realizada por inalação, utiliza-se um equipamento que mistura oxigênio e óxido nitroso, que é incolor e de odor levemente adocicado. Sim, tem um cheirinho bom! 

Mas às vezes se faz necessário que a sedação seja endovenosa. Neste caso, deve ser realizada por um anestesista habilitado, que aplica uma medicação na veia. O paciente dorme, não vivenciando o tratamento odontológico realizado. Sendo assim, todo procedimento operatório pode ser realizado em um só dia.

 

 

Mas adultos precisam de sedação consciente?
 

Promover um tratamento mais humano e sem traumas é um dos grandes objetivos de qualquer profissional da saúde. No entanto, mesmo com todos os cuidados, muitos pacientes continuam a ter medo de dentista, principalmente se vivenciaram traumas anteriormente. Esses, geralmente, só vão ao dentista quando sentem dor e não há outra solução. 

A fobia de dentista é real e impossibilita a pessoa de cuidar da saúde bucal como deveria, visitando o dentista regularmente e usando a técnica mais eficiente e segura quando se trata dos cuidados com o seu sorriso: a prevenção. A sedação consciente, além de reduzir a ansiedade do paciente e aumentar o seu conforto no tratamento, pode também, a longo prazo, extinguir esse sentimento de medo só de pensar no dentista.

 

 

E os efeitos da sedação consciente? O que acontece depois?

O que acontece depois da inalação do gás é uma diminuição ou um controle da ansiedade de forma progressiva, permitindo um aumento do relaxamento e, consequentemente, da confiança da pessoa. Após atingir um estado de maior tranquilidade, o procedimento é iniciado, sendo que a pessoa irá continuar consciente e reagindo a estímulos. No final da consulta, a pessoa pode voltar às suas atividades, sem limitações, pois volta ao seu estado de consciência normal.