Cuidados precoces. Sorriso para toda a vida. 

O JULHO LARANJA é uma campanha que promove o tratamento preventivo e precoce das maloclusões, além dos cuidados com a saúde bucal.

Essa é a terceira edição da campanha, que começou em 2019, idealizada por uma odontopediatra e ortodontista, a Dra. Cibele Albergaria. O objetivo era difundir a ortodontia preventiva para crianças a partir de 6 anos e estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva, além de sono de qualidade.
A cor laranja simboliza alegria, vivacidade e confiança. Em 2020, a mobilização ganhou um mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.
O mês de julho foi escolhido para a campanha, pois é o momento em que as crianças estão em férias escolares, e os pais e responsáveis estão mais disponíveis para levar os filhos ao Ortodontista ou Ortopedista Funcional dos Maxilares.

 

 

As vantagens do tratamento precoce das maloclusões

 

A principal vantagem de campanhas como JULHO LARANJA é o esclarecimento de alguns mitos. Como por exemplo, só se faz tratamento ortodôntico quando já ‘trocaram todos os dentes’. Em geral, se perde a oportunidade de evitar, com uma intervenção simples, um problema muito sério na fase adulta.

Atualmente, temos tratamentos clássicos como as pistas diretas para corrigir mordidas cruzadas e outras maloclusões como as mordidas profundas e abertas. A necessidade de aparelhos ortopédicos funcionais para redirecionar o crescimento excessivo do arco superior ou inferior também pode ser identificada na infância.

Muitos hábitos ou condutas das crianças podem ter como consequência diversos problemas de oclusão na vida adulta: o hábito de sucção de dedo, uso prolongado de chupetas ou mamadeiras, que podem contribuir para um desenvolvimento orofacial desfavorável.
Tratamentos preventivos ou precoces são financeiramente mais vantajosos também. Geralmente, são procedimentos mais simples, que podem eliminar ou diminuir a complexidade dos tratamentos tardios. Portanto, quanto antes for iniciado, melhor!

 

 

Higiene e saúde bucal também estão no JULHO LARANJA 

 

A campanha JULHO LARANJA também tem como objetivo chamar a atenção para a importância das estratégias preventivas na promoção da saúde bucal, incluindo todos os tipos de doenças e condições bucais, o tratamento da apneia do sono em pacientes em crescimento e outras intervenções ortodônticas e/ou ortopédicas.

A higiene oral associada à alimentação saudável é fundamental pois evita problemas como cárie, que pode provocar perdas precoces de dentes de leite e comprometer o espaço para o dente subsequente.

 

 

 

Diagnóstico precoce 

 

O tratamento precoce não é menos importante que o diagnóstico. É ele quem vai detectar, por exemplo, a respiração oral de uma criança, uma deglutição atípica e possíveis fatores que poderão ocasionar em futuros problemas de oclusão.
Por volta dos 6 anos, quando começam as primeiras trocas de dente de leite para permanente, é momento que já precisa ter um Ortodontista ou uma Ortopedista Funcional dos Maxilares acompanhando a criança. A atenção dada nessa fase, é extremamente importante para permitir o desenvolvimento normal da dentição e o estabelecimento de uma oclusão adequada. Quanto mais precoce forem descobertos qualquer problema ou alteração, maiores serão as possibilidades de reabilitação, devolvendo a harmonia e funcionalidade do sistema orofacial. O ideal é ter uma avaliação inicial ainda quando bebê.

 

 

julho laranja

A pergunta que não quer calar: com que idade devemos iniciar o acompanhamento odontológico das crianças?

 

Esta é uma dúvida recorrente na vida dos pais e tutores, e a resposta é uma só: o acompanhamento odontológico deve iniciar logo que nascerem os primeiros dentes de leite, idade que varia muito, mas em geral é por volta dos 5/6 meses de vida.
As vantagens de uma visita ao Odontopediatra logo que nascem os primeiros dentinhos também são muitas. A criança começa a ser estimulada e criar bons hábitos de higiene oral, passa a encarar a consulta odontológica com tranquilidade (e alegria!) e pode ser acompanhada por todo período de crescimento e desenvolvimento da oclusão. Muitas vezes, uma consulta precoce evita problemas que seriam mais complicados de resolver na vida adulta.