Nós já falamos aqui sobre laserterapia para o tratamento de estomatite. Mas você sabia que o laser pode ter outras aplicações, inclusive preventivas?

A aplicação de laser  complementa e melhora a qualidade do tratamento odontopediátrico, proporcionando mais conforto aos nossos pequenos pacientes.

Tipos de laser

• Laser de baixa potência: ação terapêutica com  indicação analgésica, anti inflamatória e efeito biomodulador, que estimula a reorganização das células e  acelera a reparação tecidual, podendo ser utilizado até mesmo em bebês. É ideal para tratar estomatites, herpes, aftas, mucosite oral, pós operatório, redução dos sintomas do nascimento dos dentes e outros.

• Laser de alta potência: utilizado em cirurgias, com a finalidade de corte tecidual, o que possibilita menor sangramento, além de um pós-operatório com cicatrização mais rápida. Indicado em frenectomia labial e lingual, frenotomias em bebês, ulectomias, remoção de mucoceles e várias outras aplicabilidades.

O laser é indolor, rápido e apresenta uma série de mecanismos de ação para controle da dor, diminuição do processo inflamatório e reparo, envolvendo o aumento da circulação local e ativação das células de defesa.

Laserterapia no consultório do Odontopediatra

A laserterapia é  uma tecnologia que utiliza a luz laser para trazer inúmeros benefícios terapêuticos e preventivos para as crianças. Pode ou não ser associada aos tratamentos convencionais.

No consultório, o  Odontopediatra avalia a condição clínica do paciente, faz o diagnóstico e indica o tipo de laser a ser utilizado.

Como é aplicado o laser?

O profissional aponta o feixe de luz na região pretendida e faz os movimentos recomendados para cada caso.

Como já foi citado acima, os raios laser têm como função ativar a microcirculação biológica, agindo de diversas formas: terapeuta, estética e cirurgicamente.

O laser mais comum e utilizado pelos dentistas é o de diodo, que tem comprimentos de onda no vermelho e no infravermelho e pode ser usado tanto nos tratamentos de alta quanto de baixa potência.

Contraindicação do laser

São raros os casos em que a laserterapia possui contraindicação, principalmente por se tratar de um procedimento pouco invasivo. Entretanto, como todo procedimento médico, tem contraindicações, e a mais grave delas é quando há suspeita de tumor.

O laser estimula o metabolismo das células locais, o laser age no estímulo do metabolismo das células locais, e quando aplicado onde há células cancerígenas, elas podem se expandir.

Somente um profissional qualificado poderá indicar ou não o uso desta modalidade de tratamento e indicar se a laserterapia é ou não o melhor tratamento para cada paciente.

Por não envolver medicamentos e ser minimamente  invasivo, não há riscos de prejudicar os órgãos internos.

Apostar na laserterapia é uma excelente alternativa para quem quer tratamentos indolores e eficazes.

Na Odontopediatria, quando o protocolo é o tratamento em uma área mais sensível,  este tipo de terapia é indicado e traz resultados excelentes.

.